sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Atualidades

O   futuro  é  agora

Não há dúvidas de que a energia elétrica é o futuro do automóvel. Mas, até que seja possível substituir a atual frota mundial por modelos movidos à base de fonte renovável, ainda há muito que se fazer – começando pela autonomia desses veículos.
Hoje, o alcance dos carros elétricos ainda é limitado. Apesar do uso de tecnologia moderna como a bateria de lítio, eles rodam até 200 quilômetros quando abastecidos – o que leva cerca de oito horas para atingirem a carga máxima. E se a recarga ocorresse enquanto o veículo estivesse em movimento ou até mesmo parado e sem a necessidade de plugá-lo na tomada?
Pode parecer coisa de filmes de ficção, mas não é. Trata-se de uma solução apresentada pela empresa alemã IAV, na qual o abastecimento seria feito durante a passagem dos carros por dutos de correntes elétricas instalados no asfalto, sob a pista. Durante o processo não há contato físico, a transmissão de energia se dá por meio de frequências controladas que garantem o envio e a recepção de eletricidade pelos veículos para mantê-los funcionando. O mesmo seria feito em estacionamentos, com os tais dutos instalados nas vagas.
Embora esteja em fase de testes, a implantação de um projeto como esse poderia contribuir – e muito, dependendo da matriz energética do país – para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Estaríamos vislumbrando um futuro mais sustentável?
Revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.