segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Canal do Pablo Vittar é hackeado e sofre alterações

                           

         Canal do Pablo Vittar é hackeado e sofre alterações        

  O canal do cantor drag queen foi hackeado entre domingo (27) e esta segunda-feira (28) e sofreu alterações.
  O canal de Pablo Vittar foi invadido e sofreu modificações, como por exemplo a exclusão do clipe 'K.O', que contava com mais de 100 milhões de visualizações e a inclusão da foto do deputado Jair Bolsonaro como imagem de perfil.
 Os hackers também enviaram três outros vídeos, são eles: "Meu Caterpie", "O Cancro (feat. Inês e Bolsonaro)" e "Mansão Loli (Feat Alok e Ivete Sangalo)".
 
Canal de Pablo Vittar hackeado.
   Pessoas se mobilizaram e a hastag "#TodosComPabloVittar"  foi parar nos trends mundiais do twitter.
 "Você acha que o Bolsonaro fica feliz com a imagem dele vinculada à um crime virtual?" - disse Nando Moura em seu video sobre o assunto.
 Até o fechamento dessa postagem, não obteve respostas de quem seria o hacker, porém o canal voltou ao normal.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Boa noite.

Terminamos mais uma etapa. Quero parabenizar a todos que postaram em nosso blog. Infelizmente a maioria das notícias não  são positivas, mas ao mesmo tempo servem de exemplo para não aceitar o avanço das práticas discriminatórias e das políticas injustas.

Abraço e vamos para a terceira etapa.


domingo, 13 de agosto de 2017

ATUALIDADES- Terremoto de 6,4 graus de magnitude atinge a Indonésia

Terremoto de 6,4 graus de magnitude atinge a Indonésia


Abalo foi registrado no oeste da ilha de Sumatra neste domingo (13). Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos até o momento.


Um  terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu o oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, neste domingo (13), segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês). Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos e nem alerta de tsunamis.

Segundo o USGS, por volta das 10h08 no horário local (0h08, em Brasília) o terremoto atingiu uma região a 73 km a oeste da cidade de Bengkulu, a uma profundidade de 67 km.
"O terremoto foi longo e pouco profundo, foi sentido desde Padang, na Sumatra Ocidental, mas não há alerta de tsunami", disse Mochammad Riyadi, agente do Escritório de de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, à agência France Presse. O funcionário informou ainda que as autoridades estão verificando se há vítimas ou danos.
Neng Nasnah, morador de Bengkulu, contou para a AFP que o abalo foi forte e durou alguns poucos segundos, mas obrigou ele e sua família a deixar sua casa. "Eu estava com minha neta de sete meses nos braços e tive que correr, todos os vizinhos também fugiram de suas casas", relatou.
A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, na qual todo ano acontecem cerca de 7.000 terremotos, a maioria moderada.
                               (Foto: Editoria de Arte/G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/terremoto-de-64-graus-de-magnitude-atinge-a-indonesia.ghtml

ATUALIDADES -Carro atinge manifestantes nos EUA

                   Carro atinge manifestantes nos EUA

 Homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso pela polícia da Virgínia; atropelamento ocorreu em meio a confrontos em protesto de supremacistas brancos

A polícia da Virgínia (EUA) disse que foi preso o homem que lançou o carro que dirigia contra um grupo de manifestantes que protestavam contra a marcha dos supremacistas brancos em Charlottesville neste sábado – não foram divulgadas informações sobre ele. O atropelamento deixou um morto e mais de uma dezena de feridos, alguns em estado grave.
“Estamos tratando o ocorrido como uma investigação por homicídio criminoso”, afirmou o chefe da polícia de Charlottesville, Al Thomas. O atropelamento ocorreu por volta das 13h locais (14h em Brasília), pouco depois de o governador da Virgínia, Terry McAuliffe, ter declarado estado de emergência na cidade por causa dos confrontos entre os supremacistas e opositores.
A polêmica marcha “Unite the Right” (Unir a Direita) foi organizada como protesto pela retirada de uma estátua em homenagem ao general confederado Robert E. Lee, que liderou as forças sulistas durante a Guerra Civil americana. Vários dos manifestantes da extrema-direita levavam suásticas e entoavam gritos nazistas. Entre eles estava David Duker, ex-líder do Ku Klux Klan, o mais conhecido grupo supremacista branco da história dos Estados Unidos.
Seria muito mais criticado e falado fato de um muçulmano fazendo esse tipo de ação e pessoas falariam a todo momento que foi mais um ato de terrorismo , mas foi um homem branco. As pessoas tem esse preconceito e provavelmente nem julgam ações como essa feito por uma pessoa assim. Mas são esses tipos de ações que as pessoas ficam indignadas, mas em movimentos que contém objetivos diferentes. Isso em minha opinião é sim terrorismo.
http://veja.abril.com.br/mundo/veja-o-momento-em-que-carro-atinge-manifestantes-nos-eua-1-morre/

ARTES- Chiaroscuro

                             Técnica do Chiaroscuro

chiaroscuro (palavra italiana para "luz e sombra" ou, mais literalmente, «claro-escuro») é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto. A técnica exige conhecimentos de perspectiva, dos efeitos físicos que a luz provoca nas diversas superfícies, dos brilhos, das tintas que estão sendo utilizadas e de sua matização. O chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno em todo o perímetro, mas principalmente pelo contraste entre as tonalidades do objeto e do fundo; faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura, contrariando, de certo modo, a linearidade que caracteriza a pintura do Renascimento – os personagens de Leonardo existem em um espaço primariamente definido pela luz, em oposição a uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual corpos e objetos são distribuídos individualmente.
O chiaroscuro tenta reproduzir na pintura a passagem da luz que ocorre nos objetos reais, simulando assim seu volume. Nesse sentido, podemos fazer um paralelo com as obras de Donatello e Masaccio.
A problematização da luz como modeladora da imagem leva os artistas do século XVI, do Maneirismo e do Barroco, a considerar as implicações psicológicas, os problemas técnicos e a categorizar a iluminação nos retratos. Desse modo, motivos escuros com iluminação dramática por um foco de luz vindo de uma única fonte, geralmente não exibida na cena, caracterizavam as pinturas de Ugo da Carpi (circa 1455-circa 1523), Giovanni Baglione (1566-1644) e principalmente Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573-1610), que dá origem ao espírito do barroco italiano que ficou conhecido como Tenebrismo, onde os princípios do chiaroscuro são levados ao extremo.



Resultado de imagem para chiaroscuro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiaroscuro


sábado, 12 de agosto de 2017

Suprematismo -Artes

SUPREMATISMO


É uma pintura com base nas formas geométricas planas, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo, círculo, triângulo e cruz. É considerado a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1915 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado Preto sobre um Fundo Branco.
O manifesto do movimento, Do Cubismo ao Suprematismo, assinado em 1915 por Malevitch e pelo poeta russo Mayakovski, defendia a supremacia da sensibilidade sobre o próprio objeto. O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem.
Quando da publicação do manifesto, Malevich já era um artista importante, tendo participado, com trabalhos cubofuturistas, das mostras coletivas do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique, e do Rabo do Burro, em Moscou, ambas em 1912, sendo esta última concebida como a primeira ruptura consciente dos artistas russos com a Europa e a afirmação de uma escola russa, independente.
As pesquisas formais levaram ao aparecimento dos movimentos artísticos de vanguardas russas do começo do século XX, o raionismo (ou raísmo) de Mikhail Larionov (1881-1964) e Natalia Goncharova (1881-1962) e o construtivismo de Vladimir Tatlin (1885-1953), a proliferação de novas formas artísticas em pintura, poesia e teatro, bem como um renovado interesse pela tradição da arte folclórica russa, constituíam o ambiente de grande efervescência ideológica e artística pré-revolucionária em que Malevich vai defender uma arte livre de finalidades práticas e comprometida com a pura visualidade plástica.
De acordo com Malevich, o Suprematismo era um sistema filosófico de cores construídas no tempo e no espaço. Seu espaço era intuitivo, no qual se insinuam tanto tons científicos quanto místicos.
A descrição de Malevich sobre seu quadro “Quadrilátero Preto” representa muito sobre a teoria do Suprematismo: a superfície lisa representa volume, profundidade e perspectiva como um meio de definir o espaço; cada lado ou ponto representa uma das três dimensões, e o quarto lado representa a quarta dimensão, o tempo. Como o próprio universo, a superfície preta seria infinita se não fosse delimitada por uma fronteira exterior que é a borda branca e o formato dela.
O Quadrilátero Preto constitui, dessa forma, a primeira definição satisfatória, visual e conceitualmente, do tempo e do espaço na arte moderna. Como a fórmula de Einstein, E = mc2, para a teoria da relatividade, que Malevich certamente conhecia.
O auge do suprematismo chegou ao fim nos últimos anos da década de 1910. Refletindo a crescente diversidade e fragmentação da arte russa, seus seguidores voltaram-se para outros movimentos, principalmente para o Construtivismo, liderado por Vladimir Tatlin.
Os principais expoentes desse movimento foram os artistas:
Kazimir Malevich (1878-1935) pintor russo, fundador da corrente suprematista, suas ideias sobre as formas e significados da arte acabaria por constituir as bases teóricas de não-objetiva da arte abstrata. Trabalhou em uma variedade de estilos, mas suas obras mais famosas se concentram na exploração de formas puras geométricas (quadrados, triângulos, círculos e cruzes) e suas relações entre si e dentro do espaço pictórico. Por causa de seus contatos no Ocidente, Malevich foi capaz de transmitir suas ideias sobre a pintura de seus colegas artistas na Europa e nos Estados Unidos, influenciando profundamente a evolução da arte moderna.
Malevich procurou sempre elaborar composições puras e cerebrais, destituídas de toda sensualidade. O “Quadro negro sobre fundo branco” constituiu uma ruptura radical com a arte da época. Pintado entre 1913 e 1915, compõe-se apenas de dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A problemática dessa composição seria novamente abordada no “Quadro branco sobre fundo branco” (1918), hoje no MoMA, em Nova York. Dizia que as aparências exteriores da natureza não tinham para ele nenhum interesse, o essencial era a sensibilidade, livre das impurezas que envolviam a representação do objeto, mais do que isso, que envolviam a própria percepção do objeto.
Atualidades

O que são os direitos humanos?

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.
Desde o estabelecimento das Nações Unidas, em 1945 – em meio ao forte lembrete sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial –, um de seus objetivos fundamentais tem sido promover e encorajar o respeito aos direitos humanos para todos, conforme estipulado na Carta das Nações Unidas:
“Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, … a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações…”
Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948

Contexto e definição dos direitos humanos

Os direitos humanos são comumente compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.
Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.
Estão expressos em tratados, no direito internacional consuetudinário, conjuntos de princípios e outras modalidades do Direito. A legislação de direitos humanos obriga os Estados a agir de uma determinada maneira e proíbe os Estados de se envolverem em atividades específicas. No entanto, a legislação não estabelece os direitos humanos. Os direitos humanos são direitos inerentes a cada pessoa simplesmente por ela ser um humano.
Tratados e outras modalidades do Direito costumam servir para proteger formalmente os direitos de indivíduos ou grupos contra ações ou abandono dos governos, que interferem no desfrute de seus direitos humanos.
Algumas das características mais importantes dos direitos humanos são:
  • Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;
  • Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;
  • Os direitos humanos são inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas. Por exemplo, o direito à liberdade pode ser restringido se uma pessoa é considerada culpada de um crime diante de um tribunal e com o devido processo legal;
  • Os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;
  • Todos os direitos humanos devem, portanto, ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.
  • Fonte:https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

Atualidades

Cientistas descobrem duas novas espécies de sapinhos-da-montanha, os minúsculos anfíbios do Sul do Brasil


Eles são diferentes da maioria dos sapos. A começar pelo tamanho: medem de 10 a 12 milímetros, menos do que a cabeça de um lápis. Não nadam e, se caírem na água, podem até se afogar. Quase não pulam. Cantam (coaxam) de dia. E nunca passam pela fase de girino.
São os Brachycephalus, apelidados pelos cientistas de sapinhos-da-montanha, nativos da região montanhosa da Serra do Mar, no Paraná e em Santa Catarina, a cerca de 1.200 metros de altitude. Estão entre os menores anfíbios do mundo.
Agora, duas novas espécies acabam de ser catalogadas por biólogos brasileiros: a Brachycephalus coloratus, de cor laranja, e a Brachycephalus curupira, que é marrom. Ambas vivem em áreas de Mata Atlântica na região metropolitana de Curitiba (PR). Diferem de outras espécies identificadas anteriormente pelas cores e formato do corpo. A descoberta foi publicada em julho no periódico científico PeerJ.
"Não está totalmente esclarecido por que os sapinhos-da-montanha são tão pequenos. Eles passaram por um fenômeno evolutivo chamado de miniaturização. Acredita-se que, ao se adaptarem ao ambiente montanhoso, tiveram que diminuir de tamanho, para evitar ressecar e morrer", explica o pesquisador Luiz Fernando Ribeiro, integrante da equipe que fez a descoberta, da ONG Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. Apesar de serem úmidas, as áreas de montanhas onde os minissapos vivem não têm corpos de água, como rios, lagoas, poças.
Cada espécie ocupa uma região pouco extensa, com poucos hectares - às vezes uma única montanha. O coloratus, por exemplo, foi localizado em uma floresta da cidade de Piraquara. Já o curupira, em São José dos Pinhais.
"São regiões muito próximas da cidade. Apesar disso, ainda se consegue encontrar espécies novas. Isso mostra que a Mata Atlântica, apesar de ter diminuído muito, ainda abriga uma diversidade muito grande, desconhecida", diz Ribeiro.

Descoberta

Para descobrir as duas novas espécies de minianfíbios, os cientistas subiram montanhas da Serra do Mar paranaense e ficaram atentos aos sons. Os sapinhos-da-montanha coacham de dia, ao contrário da maioria dos sapos, que têm hábitos noturnos. Só os machos cantam, para marcar território.
A partir daí, é seguir o coachar. Mas, à medida que os pesquisadores se aproximam, os sapinhos-da-montanha se escondem entre as folhagens no chão e ficam em silêncio.
"É trabalhoso localizá-los. Eles pulam pouco, mais caminham muito no meio da floresta, são andarilhos. Como são muito pequenos, é muito difícil vê-los. Para achar alguns, é na sorte mesmo", conta Ribeiro.
Para facilitar as buscas, a equipe de cientistas usou gravador e microfone direcional para captar até os mínimos sons dos sapos. E depois, ficou tateando as folhagens.
As novas espécies são resistentes ao frio. Os pesquisadores chegaram a registrar 4º C negativos na montanha onde vive a Brachycephalus coloratus. É outra diferença em relação à maioria dos sapos, que gosta de ambientes quentes.
Muito pequenos, eles se alimentam de bichos menores ainda: invertebrados que vivem no chão, ácaros, formigas, aranhas.
O nome sapinhos-das-montanhas é uma alusão aos gorilas-das-montanhas africanos. Começaram a ser encontrados a partir do ano 2000. Desde então, o número de espécies conhecidas está aumentando. Só em 2015, foram catalogadas pelo menos 8 delas. E mais descobertas ainda podem ocorrer.
"Acredito que há outros sapinhos-da-montanha para encontrar. A Mata Atlântica ainda abriga coisas que a gente desconhece", revela o cientista. A pesquisa conta com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
"Ao preservar os sapinhos, a gente está preservando o habitat deles, regiões de manancial de água, de floresta, recursos naturais importantes para a sobrevivência do próprio homem", diz Ribeiro, em nome da equipe de pesquisadores.
Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-40894830
sapinho da montanha coloratus

Estados Unidos e Coreia do Norte -Atualdades

Donald Trump volta a ameaçar Coreia do Norte pelo terceiro dia seguido

A troca de ameaças entre Estados Unidos e Coreia do Norte subiu mais um tom nesta sexta-feira (11). O presidente americano Donald Trump disse que as soluções militares estão preparadas caso o regime norte-coreano se comporte de maneira imprudente.
Foi o terceiro dia seguido em que Trump usou as redes sociais para ameaçar a Coreia do Norte. Ele disse que "soluções militares estão totalmente prontas, armadas e carregadas, caso a Coreia do Norte aja imprudentemente. Espero que Kim Jong Un encontre um outro caminho! "
Essa declaração de Trump veio depois que a Coreia do Norte disse que as falas de Trump estavam levando os países a beira de uma guerra nuclear, e também depois de o secretário de defesa americano, James Mattis, dizer que acha que a diplomacia americana está, sim, conseguindo avançar, mas que está pronto para um conflito.
O pentágono informou que os exercícios militares conjuntos, entre Estados Coreia do Sul vão prosseguir, mesmo em meio a toda essa tensão. Eles estão marcados para começar dia 21 desse mês. E as potências importantes nesse xadrez diplomático da região começaram a se movimentar. .

Consumo e Consumismo -Atualidades

Consumo e Consumismo


Você sabe qual a diferença entre consumo e consumismo?

No consumo, a compra está diretamente relacionada com necessidade ou sobrevivência. Já no consumismo, quem adquire não precisa e o produto não tem utilidade imediata. Em alguns casos, o consumismo pode ser considerado doentio quando o ato de comprar está ligado a ansiedade e satisfação, onde o consumo se torna uma compulsão
A tendência pela compulsão tem suas origens após os eventos da Revolução Industrial, onde os processos de produção e circulação de bens foram potencializados. Com esse avanço, as pessoas se distanciaram do conhecimento em relação aos meios de produção e se tornaram alienadas. E está na alienação a principal dimensão do consumismo: compra desvinculada da necessidade e desconhecimento entre a relação do valor de compra e de uso.
Podemos destacar também historicamente a possibilidade de poder, já que por muitos anos o consumo era privilégio das classes mais ricas. O desenvolvimento econômico, juntamente com a produção e a publicidade nivelam atualmente os desejos de crianças e adultos. A criação e a valorização de padrões de comportamento de sucesso e vida bem-sucedida, reforçados e apresentados pela mídia, faz com que pessoas de classes sociais distintas tenham as mesmas vontades e o investimento de esforços para adquirir bens que não precisam.
É importante discutir a questão do consumismo especialmente com crianças e adolescentes.

  • Consumo Infantil


O consumo infantil vem crescendo rapidamente. Além das propagandas que fazem despertar o interesse pelos produtos nos pequenos, há o fator onde os pais são facilmente influenciados e perdem o controle em relação aos pedidos e exigência dos filhos. A época de natal, por exemplo, é onde o consumismo infantil mais aparece, as lojas ficam lotadas de pais saciando os pedidos de seus filhos.
A orientação deve vir por parte dos adultos, onde a criança é ensinada sobre limites, a se fazer a pergunta “eu realmente preciso disso?”, controle financeiro e até mesmo a saúde mental e física. O bombardeio do consumismo nas crianças deixa a árdua tarefa de que é essencial ser o que é.
Nessa faixa etária é normal a fase da aceitação de grupo, competividade e desejar os produtos que “todo mundo tem” aumenta o consumo em uma forma de inserção social, onde a criança “necessita” tais brinquedos, passeios, roupas e sapatos específicos por influência de um determinado grupo.
O consumo consciente e responsável pode ser ensinado as crianças, independentemente da idade. Além de ensiná-las a adquirir produtos de qualidade e de acordo com as necessidades a fim de não desperdiçar, mas economizar dinheiro.
O valor passado de pais para filhos é essencial. Se o pai for consumista, provavelmente o filho seguirá os mesmos passos. Se o pai for econômico, o filho futuramente saberá administrar, planejar e investir naquilo que for fundamental.
Algumas medidas podem ser tomadas quando o assunto é consumir. A primeira delas é; saiba dizer “não”, ensine a criança que antes de gastar o dinheiro é preciso ganhá-lo (explique o valor do trabalho), deixe-a participar de momentos em família, como ir ao supermercado. Antes de sair para as compras faça anotações com a criança do que estão realmente precisando e a deixe administrar e negociar pequenas compras, obviamente com supervisão.

  • Consumo Consciente


Consumir não envolve apenas a aquisição de produtos, é relacionada também a: o que consumir, porque consumir, como consumir e de quem consumir. Claro que também entra o uso e descarte do produto adquirido.
O consumidor consciente visa não apenas a satisfação pessoal, mas também a sustentabilidade. Prescreve as consequências de seu consumo de forma positiva e minimiza o impacto na sociedade e no meio ambiente em suas relações sociais, econômicas e de natureza.
A forma de consumo consciente pode ser praticada no dia a dia, em pequenos gestos que leve, os impactos da compra, uso ou descarte dos produtos. Portanto, a conscientização não se trata de fazer sacrifícios, mas sim de ter consciência do que se pode mudar, mesmo que se já gradativamente, em hábitos que são onerosos para a sua vida, de outras pessoas e do planeta, em âmbito geral.


Cubismo-Artes

Cubismo


Cubismo foi um movimento artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque por volta de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901, múltiplos pontos de vista numa única pintura. Fundado no início do século XX, o Cubismo é considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas obras tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas, no entanto não chegavam à abstração, pois as imagens representadas ainda permaneciam figurativas, ou seja, ainda eram reconhecíveis.
Além de seus percursores Pablo Picasso e Georges Braque, outros artistas se destacaram nesse movimento que influenciou o mundo das artes visuais significativamente, são eles: Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido temas convencionais como autos-retratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.
Os cubistas utilizavam pontos de vistas diversos e cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas.
Para tanto se apropriaram do uso das formas geométricas, das linhas retas, da colagem e da perspectiva confusa. É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Sintético que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Analítico que se baseou em técnicas voltadas a colagem.
Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
Não há como falar de Cubismo sem citar o nome do seu grande expoente Pablo Picasso. A obra Les Demoiselles d''Avignon (As Senhoritas de Avignon) de 1907 foi o marco zero do Cubismo, rompendo com o clássico e influenciado pelas esculturas de origem africanas. Nessa tela o autor tratou a nudez feminina, geralmente marcada por curvas, com linhas retas, planos e formas geométricas. Um escândalo para os padrões de arte daquele período. Picasso estudava e observava a forma dos objetos com afinco captando todas as suas possibilidades. A exploração de novos temas, cores, formas e movimento marcaram os objetivos dos integrantes desse movimento, transformando a arte para sempre.
No Brasil o Cubismo começou a ganhar destaque entre os artistas brasileiros somente depois da Semana de Arte Moderna. Muitos desses artistas foram influenciados pelo Cubismo, assim é possível encontrar traços das características cubistas nas obras de Tarsila do AmaralAnita Malfatti e Di Cavalcanti.

Atualidades_ Importância e vantagens da reciclagem

 A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.



Atualidades_Terrorismo em Paris

Um homem foi preso suspeito de ser o motorista que atropelou, nesta quarta-feira, um grupo de soldados da operação antiterrorista Sentinelle na França, alocados em Levallois-Perret, nos arredores de Paris. Embora ainda não haja confirmação de que se tratou de um ataque terrorista, o atropelamento foi, sem dúvida, um "ato deliberado", nas palavras do ministro do Interior, Gérard Collomb. A procuradoria antiterrorista abriu uma investigação sobre o incidente, no qual seis militares ficaram feridos, três deles em estado grave, apesar de não correrem risco de morte, segundo confirmou o Ministério da Defesa.
O suspeito foi baleado pela polícia no momento de sua prisão, enquanto tentava fugir pela rodovia A16, que liga Boulogne-sur-Mer com Calais, em direção ao norte da França. O primeiro-ministro, Édouard Philippe, confirmou em discurso na Assembleia Nacional a prisão de um homem "a bordo do veículo identificado" como o que foi usado no ataque contra os militares. Embora não tenha revelado detalhes da operação, de acordo com a imprensa francesa o suspeito é um homem que nasceu em 1980 e, ao perceber a presença da polícia na estrada, tentou fugir. A Polícia Nacional apenas confirmou que os agentes "dispararam para neutralizar o indivíduo." De acordo com a rede de TV BFM, o suspeito está em estado grave. Após o atropelamento dos militares teve início uma forte operação na tentativa de localizar o motorista e o veículo utilizado, um BMW preto, que foi filmado por câmeras de segurança na área do ataque.

Artes_Van Gogh

Em 1880 Van Gogh vai para Bruxelas, e com o dinheiro que o irmão lhe manda, estuda anatomia e perspectiva. Passa os dias desenhando. Em 1881 muda-se para Haia, onde é acolhido pelo pintor Mauve. Pinta aquarelas, onde aparecem marinheiros, pescadores e camponeses. Escreve para o irmão “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”. Em julho de 1882 pinta seu primeiro quadro a óleo. No ano seguinte volta para a casa dos pais, onde passa os dias lendo e pintando.
Em 1885 seu pai morre repentinamente. Nesse mesmo ano pinta “Os Comedores de Batata”, em um ambiente sombrio e tons escuros. Em novembro viaja para Antuérpia, onde em janeiro de 1886 inicia estudos na Academia local. Em fevereiro é acolhido por Theo, em Paris, que dirige a Galeria Goupil. Nessa época pinta “Pai Tanguy” (1887). Encontra-se com Pissarro, Degas, Gauguin, Seurat. Em dois anos pinta 200 quadros, entre eles, o “Auto Retrato” (1887).
Van Gogh encontra-se com a saúde precária e segue os conselhos de Toulouse-Lautrec, vai para o campo e em fevereiro está em Arles, pintando ao ar livre. Pinta mais de 100 quadros, entre eles, “Girassóis” (1888) e “Armand” (1888). Convida Gauguin para trabalharem juntos, mas Van Gogh tem crises de humor. Há relatos que sua amante teria se envolvido com Gauguin e ao descobrir discute e agride o amigo com uma navalha. Arrependido corta um pedaço de sua orelha e manda num envelope para a mulher que motivou a briga. É recolhido para o hospital e em seguida vai para casa e pinta o “Auto Retrato com a Orelha Cortada” (1888)

Artes:Artes Tecnologicas

Arte Tecnológica : Uma introdução

A arte tecnológica é uma nova forma de fazer arte que tem acontecido nos últimos 30 anos, substituindo os artefatos utilizados na produção da arte “tradicional” por dispositivos tecnológicos. Telas, pincéis, quadros e esculturas passam a concorrer com uma arte virtualizada, conectada e interativa.
A nova face da arte deve responder aos anseios do homem moderno. O novo e populoso mundo tecnológico, caracterizado pela conectividade, pelo cotidiano caótico e pela confusão dos espíritos, está em busca de um novo tipo de arte que o represente. Essa nova arte dá sentido e valor à tecnologia.
Através dos recursos tecnológicos os artistas aumentam sua capacidade de se expressar, transportam o espectador para dentro de ambientes virtuais, conectam quadros distantes e buscam causar surpresa e impacto, chamando a atenção para o sentido da obra. Recursos de interatividade e imersão levam o indivíduo a sentir o prazer de caminhar em um jardim fantástico ou a “sentir na pele” a agonia da guerra.
Dessa forma, a arte tecnológica tenta fazer o homem moderno perceber como a tecnologia e seus dispositivos se infiltraram silenciosamente em suas vidas e mudaram seus costumes e ampliaram sua visão do mundo, de forma objetiva, percebendo as modificações do mundo como coisa externa; e de mundo, de forma subjetiva, sendo utilizada no repensar acerca das questões tanto cotidianas quanto emocionais e filosóficas.