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Redes sociais:
Marketing político em mídias sociais
Se levarmos em consideração o que vimos nas últimas eleições, podemos dizer que ainda não. Parece que os candidatos entenderam que marketing eleitoral nas mídias sociais seria apenas uma questão de jogar para o formato digital, peças criadas para o marketing político convencional, o que certamente não é o caminho.
A implementação de uma campanha política nas mídias sociais, na verdade é o segundo passo de uma decisão anterior, a de ter uma presença digital séria e bem estruturada. O uso das mídias sociais em uma campanha eleitoral é uma complementação de outras ações de presença digital como, por exemplo, a criação de um site ou blog onde o candidato possa apresentar seu perfil detalhado, ideias, propostas e programa de governo.
A base do marketing político nas mídias sociais
O marketing político nas mídias sociais parte do pressuposto da criação de um relacionamento mais próximo entre o candidato e seu eleitorado, já que é essencialmente, marketing de relacionamento.É essa a ideia das redes sociais, criar um canal rápido, fácil e barato para que o candidato possa dialogar com os eleitores e eles com os candidatos. É essa última parte que faz toda a diferença nas campanhas de marketing eleitoral nas mídias sociais; o retorno do candidato para os eleitores e o uso desse feedback como base para o refinamento de propostas de campanha.
Interações com os eleitores através dos canais de mídias sociais são uma fonte interminável de sugestões e novos pontos de vista que retroalimentam a campanha de marketing eleitoral. É através delas que o candidato e sua equipe conseguem ter uma visão mais clara dos sentimentos e anseios da população e quais propostas são simpáticas ou não ao eleitorado.
O marketing político nas mídias sociais faz parte de dois posicionamentos básicos em relação à audiência nas redes sociais:
Interação com o eleitor –
A troca de informações e opiniões entre candidato e eleitores sobre as
questões do dia a dia. A construção colaborativa e em tempo real de
propostas de governo através da participação dos eleitores através dos
diversos canais digitais.
Engajamento da audiência
– O engajamento se reflete através da participação dos participantes da
mídia social como repassadores das mensagens de campanha. A criação e
consolidação de uma militância digital capaz de multiplicar o público impactado pelas mensagens enviadas e defender os elementos da proposta de governo.
Sem estes elementos a campanha de marketing político nas mídias
sociais não fará o mínimo sentido já que em primeiro lugar, não terá
caráter elucidativo e em segundo lugar não resultará em nenhum acréscimo
de valor à proposta inicial.Fonte:http://www.academiadomarketing.com.br/marketing-politico-nas-midias-sociais/
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