quinta-feira, 20 de abril de 2017

                      Artes e Atualidades

   Academicismo, e a arte acadêmica no Brasil

Resultado de imagem para o grito do ipiranga


 A arte acadêmica ou academicismo, foi um movimento artístico de origem italiana, na cidade de Florença, no século XVI, na qual o artista faz suas obras seguindo regras ditadas por uma escola ou academia de arte, de maneira alheia a novas concepções de arte, visando manter a tradição do estilo artístico desenvolvido no renascimento. 
       
       No Brasil, a arte acadêmica teve início com a fundação da Academia Imperial de Belas Artes, em 1816, por incentivo da Missão Artística Francesa e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas Artes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1931. O academismo, importado da Europa, dominou as artes plásticas no Brasil até o início do século 20. Por isso, prevaleciam temas históricos e mitológicos nas pinturas daquele período, temas típicos do neoclassicismo.
     
      Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos, na arquitetura e dos renascentistas, na pintura. Mais tarde, no século XX, a arte de vanguarda começou a ganhar espaço no Brasil e a partir daí outros movimentos começaram a ganhar força.


Fonte: Livro: "A arte de fazer arte";
Históriadasartes.com.br
educação.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.