Nacionalismo
" O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente". Vindo das correntes de pensamento iluministas, os preceitos do nacionalismo colocam a soberania de um estado ou nação acima da religião, da política e do individualismo. O principal motivo da popularização destes pensamentos era a centralização do poder, principalmente no quesito de um período de monarquias, em que uma pessoa recebia o seu direito de acordo com o seu nascimento, não de acordo com o seu merecimento.
Este tipo de ideia, que delimitaria o que uma pessoa poderia ser a características inatas, passaram a ser cada vez mais questionadas, colocando em dúvida várias ideias pregadas tanto pelo conceito de monarquia e da religião, já que além da monarquia encaixar o homem dentro de um sistema em que nobres sempre seriam nobres e plebe sempre plebe. Além destas dúvidas, surgiram também várias questões com relação à religião, que diz que todos são iguais, independente de seu local de origem.
Com o questionamento dos principais movimentos da época, passaram a surgir novos pensamentos a respeito do papel do estado, seu desenvolvimento e as ideias de que uma nação é feita a partir de seus indivíduos, suas características físicas e históricas, com um grande retorno à popularização do folclore e da cultura nacional. Estes pensamentos reavivaram a cultura nacional, trazendo um senso de orgulho por pertencer a uma nação, o que passou a ficar cada vez mais evidente na cultura de várias nações, principalmente as europeias.
A partir destes pensamentos, ficou cada vez mais comum a vontade das pessoas valorizarem sua própria cultura, criando o combustível necessário para criar os primeiros movimentos sociais, que culminariam em várias revoluções e, cerca de um século depois, nos dois capítulos mais negros da história moderna: as duas grandes guerras mundiais.
No contexto da 2ª Guerra Mundial, os ideais nacionalistas foram peça chave neste contexto, já que o objetivo da Alemanha, além de conquistar novos territórios, era reunir o povo Franco sob uma mesma nação, governada pelo povo Ariano. Esta informação é importante principalmente para entendermos como foi possível que um Austríaco tenha conquistado o cargo máximo na Alemanha, considerando que Hitler era um estrangeiro, mas que a partir dos ideais nacionalistas, tinha o objetivo de valorizar sua cultura e discriminar todas as outras, tendo assim a sua como soberana.
Referências : https://www.resumoescolar.com.br/historia/resumo-do-nacionalismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.