domingo, 3 de dezembro de 2017

Arte Moderna


Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas dos séculos XIX e XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.
No Brasil, esse período teve início com a Semana da Arte Moderna que ocorreu em 1922 na cidade de São Paulo.
Arte Moderna
Exemplo de Arte Moderna

Principais Características

A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. Assim, esse movimento representou uma revolução estética sendo um marco no campo artístico.
Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com formalismos, inclusivamente atingindo estruturas gramaticais no campo literário.
São suas principais características:
  • Rejeição ao academicismo;
  • Informalidade;
  • Valorização da identidade cotidiana e da identidade brasileira;
  • Liberdade de expressão;
  • Pontuação relativa;
  • Aproximação da linguagem popular e coloquial;
  • Figuras deformadas e cenas sem lógica;
  • Urbanismo;
  • Humor, irreverência;
  • Versos livres;
  • Nacionalismo numa perspectiva crítica ao passado;
  • Estranhamento.

Principais Artistas

Contagiados pelas vanguardas europeias, os artistas desenvolveram a sua arte. No entanto, foram alvo de críticas dado o choque causado no público. Muitos se sentiram ofendidos com a nova proposta.
Os principais artistas da arte moderna foram:
  • Na Literatura: Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1975), Sérgio Milliet (1898-1966).
  • Na Pintura e no Desenho: Anita Malfatti (1889-1964), John Graz (1891-1980), Oswaldo Goeldi (1895-1961), Yan de Almeida Prado (1898-1991).
  • Na Escultura: Hildegardo Leão Velloso (1899-1966), Victor Brecheret (1894-1955) e Wilhelm Haarberg (1891-1986).
  • Na Arquitetura: Georg Przyrembel (1885-1956).

    Principais Movimentos Modernos

    Com o objetivo de criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos, dentre os quais destacamos:

    Cubismo

    As damas d'Avignon
    Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo Picasso
    Pode ser considerado o primeiro movimento artístico a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras.
    Caracterizava-se, especialmente, pela geometrização das formas, modeladas basicamente por cubos e cilindros.

    Concretismo

    Sem título, obra de Luiz Sacilotto
    Sem título, (1950) de Luiz Sacilotto
    O Concretismo foi um movimento de vanguarda que visava a criação de uma nova linguagem.
    Assim, na literatura tinha como característica central a valorização do conteúdo visual e sonoro. Já nas artes plásticas destacou-se pelo uso de formas abstratas.

    Expressionismo

    O Grito de Edvard Munch
    O Grito (1893) de Edvard Munch
    Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos.ua principal característica é a expressão dos sentimentos e das emoções.

    Futurismo

    Carga dos Lanceiros de Umberto Boccioni
    Carga dos Lanceiros (1915) de Umberto Boccioni
    O Futurismo influenciou artistas brasileiros como Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Caracterizava-se pela valorização do industrialismo da velocidade e da tecnologia.

    Impressionismo

    Moça no Trigal de Eliseu Visconti
    Moça no Trigal (1916) de Eliseu Visconti
    Essa tendência artística francesa, com ênfase na pintura, destacava-se pelos efeitos visuais das suas obras.
    Com temas cotidianos, o colorido e a luminosidade transmitida resultava numa comoção visual.

    Surrealismo

    A persistência da memória de Salvador Dali
    A Persistência da Memória (1931) de Salvador Dali
    Essa vanguarda europeia surgiu como reação ao racionalismo e materialismo da sociedade ocidental.
    Valorizava a fantasia, a loucura e o impulso do artista. No Brasil, Oswald de Andrade foi um dos maiores expoentes.
  • Fonte:https://www.todamateria.com.br/arte-moderna/

Atualidades

9 Mulheres negras que mudaram o mundo

Com o machismo e o racismo ainda tão naturalizado em nossa sociedade ( a ponto de muitos nem mesmo perceberem que ele ainda existe), é preciso muita luta, coragem e personalidade para uma mulher negra se destacar.
Conheça aqui algumas dessas mulheres que ajudaram a tornar o mundo um lugar melhor.
1 - Ellen Johnson Sirleaf
É a atual presidente da Libéria e a primeira mulher a ser eleita chefe de estado de um país africano. Foi eleita pela primeira vez em 2005 e reeleita em 2011, ano em que também ganhou o prêmio Nobel da Paz, pelo seu trabalho como a Primeira Ministra da Libéria.
2 - Oprah Winfrey
Oprah é apresentadora de televisão e empresária, além de ser uma das pessoas mais influentes do mundo. Ganhou múltiplos prêmios Emmy por seu programa de TV, que é o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.
3 - Dandara Zumbi
Dandara foi mulher de Zumbi dos Palmares e mãe de três filhos. Pouco se sabe sobre ela, mas foi descrita como uma grande e valente guerreira que auxiliou Zumbi em estratégias e planos de ataque e defesa. Dominava técnicas da capoeira e lutou em muitas batalhas a ataques a Palmares. Infelizmente, acabou se matando jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, para não voltar à condição de escrava.
4 - Wangari Muta Maathai
Ativista política do meio ambiente no Quênia. Fundou o movimento Cinturão Verde Pan-africano, iniciativa que plantou mais de 30 milhões de árvores. Por sua luta na conservação das florestas, se tornou a primeira africana a ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 2004.
5 - Maya Angelou
Maya foi a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco, com apenas 17 anos. Foi também mãe solteira em uma época em que isso era pouco comum. Na década de 50, se firmou como atriz, cantora e dançarina. Maya foi também a primeira mulher negra a se tornar roteirista em Hollywood. 
Foi amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X e trabalhou durante anos para o movimento de direitos civis, além de ter viajado o mundo ajudando em movimentos de independência africanos.
6 - Rosa Parks
Rosa Parks foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos durante os anos 60. Parks ganhou fama após ter recusado ceder lugar no ônibus a um branco, no ano de 1955.
7 - Jackie Joyner-Kersee
Jackie Joyner-Kersee, nascida em 1962, é ainda hoje detentora de diversos recordes no atletismo, como no heptatlo desde 1986. Foi considerada a maior atleta feminina do século XX, tendo ganhado três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze nas Olimpíadas de 1984, 1988, 1992 e 1996.

8 - Harriet Tubman
Conhecida como Black Moses, Harriet foi uma abolicionista e humanitária que lutou contra a escravidão e o racismo. Ela resgatou setenta escravos utilizando uma rede de ativistas abolicionistas.
9 - Angela Davis
Angela é professora, filósofa socialista e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos. Se tornou famosa mundialmente pela militância em prol dos direitos das mulheres e contra o racismo.
Fonte:http://www.brasil.discovery.uol.com.br/noticias/9-mulheres-negras-que-mudaram-o-mundo/

9 mulheres negras que mudaram o mundo
9 mulheres negras que mudaram o mundo

sábado, 2 de dezembro de 2017

Arte Contemporânea

Arte Contemporânea


Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra.
A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.
Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.
Arte ContemporâneaEscultura da Artista Alemã Rebecca Horn, Barcelona, Espanha

Resumo

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias.
Nesse panorama, a arte oferece novas experiências pautadas principalmente, nos processos artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem.
Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela.
Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna. Ela abandonou diversos paradigmas e trouxe valores para a constituição de uma nova mentalidade.
Ao mesmo tempo ela abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.).